Seu estilo de vida ajuda a prevenir hipertensão arterial?

03/05/2012 16:47

Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial atinge 22,7% da população adulta brasileira. A partir dos 65 anos, a mesma condição é observada em 59,7% dos brasileiros.

"Maus hábitos alimentares, sedentarismo e obesidade são fatores que influenciam muito o desenvolvimento da hipertensão", explica o cardiologista Manoel Castanho, diretor clínico do Spa Sorocaba. O médico explica que, para quem tem pais com pressão elevada, as chances de desenvolver o problema são bem maiores. Se você se encaixa nesse grupo, é importante tomar os devidos cuidados para evitar a doença. Aproveite o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26 de abril) para melhorar o seu estilo de vida com ajuda do quiz a seguir.

 

  • Pergunta 1: Quantos gramas de sal podem ser consumidos por dia?
    Parabéns, você acertou!

    Sua resposta: Entre 4 e 5 gramas


    Nota: A primeira adaptação a ser feita na alimentação para evitar hipertensão deve ser a redução da ingestão de sódio, sendo que o sal é o campeão desse nutriente. O cardiologista Manoel explica que o ideal é adicionar o sal somente na comida pronta - não no preparo -, sempre evitando exageros. "Existe uma pesquisa realizada no Brasil que demonstrou que o brasileiro ingere cerca de 12 gramas de sal por dia", cita o especialista. Ele também recomenda evitar alimentos enlatados, industrializados, defumados e molhos de soja, pois todos são ricos em sódio.

  • Imagem de Resposta Correta

    Pergunta 2: Qual é o principal fator de risco para hipertensão?
    Parabéns, você acertou!

    Sua resposta: Aterosclerose e enrijecimento das artérias


    Nota: Manoel Castanho explica que o enrijecimento das artérias - que acontece em consequência de doenças, como o diabetes, ou maus hábitos, como o tabagismo e o consumo de drogas - é o que torna a pressão sanguínea mais alta. "A aterosclerose, que é o acúmulo de gordura nos vasos, faz com que eles se tornem mais rígidos e dificultem a passagem de sangue", conta.

  • Imagem de Resposta Correta

    Pergunta 3: O estresse pode causar hipertensão?
    Parabéns, você acertou!

    Sua resposta: Sim, ele predispõe a doença


    Nota: O estresse causa alterações hormonais que podem desencadear uma série de doenças, entre elas, a hipertensão. O cardiologista Abrão Cury, do Hospital do Coração (São Paulo), explica que a liberação de catecolaminas - hormônios como a adrenalina, presentes em momentos de tensão - está associada ao aumento da pressão arterial.

  • Imagem de Resposta Correta

    Pergunta 4: Quais alimentos devem ser priorizados para evitar a pressão alta?
    Parabéns, você acertou!

    Sua resposta: Alimentos livres de sódio, gordura trans e gordura saturada


    Nota: Devem ser evitados alimentos ricos em sódio, gorduras trans e saturadas, que aumentam o colesterol e promovem a formação de placas de gorduras nos vasos. "A melhor escolha são os alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras e carnes magras, que podem fazer parte do cardápio duas vezes por semana, e o peixe, até cinco vezes por semana", explica o cardiologista Manoel. Ele também recomenda a leitura cuidadosa dos rótulos dos produtos antes de comprar. "Muitos produtos possuem sódio, como adoçantes e refrigerantes, que prejudica a saúde da mesma forma que o sal", conta.

  • Imagem de Resposta Correta

    Pergunta 5: Com que frequência pode ser feita a ingestão de bebida alcoólica sem alterar a pressão?
    Parabéns, você acertou!

    Sua resposta: Uma dose por dia


    Nota: O cardiologista Manoel explica que uma dose por dia não traz malefícios ao organismo se não houver contraindicações, como doença do pâncreas, diabetes e distúrbios gástricos. Mas, se o consumo ultrapassar essa medida, haverá consequências para a saúde como um todo. "O excesso pode desencadear não apenas hipertensão, como triglicérides e diabetes", aponta o especialista.

  • Imagem de Resposta Correta

    Pergunta 6: Qual é o melhor tipo de exercício para prevenir hipertensão?
    Parabéns, você acertou!

    Sua resposta: Uma combinação das duas atividades acima


    Nota: Era comum, tempos atrás, médicos recomendarem apenas exercícios aeróbios à pessoa com hipertensão. "A atividade é ótima e deve ser feita cinco vezes por semana, mas o exercício de resistência, como musculação, também deve ter espaço na rotina dessas pessoas", explica Manoel Castanho. Para quem quer apenas evitar a doença, vale a mesma coisa: o treino aeróbio deve ser associado à musculação (sempre com supervisão). O exercício com pesos leva à formação de novos vasos capilares sanguíneos, o que melhora o fluxo sanguíneo e diminui a sobrecarga ao coração.

  • Imagem de Resposta Correta

    Pergunta 7: Como o tabagismo influencia a pressão?
    Parabéns, você acertou!

    Sua resposta: Ele aumenta a pressão tanto no momento quanto em longo prazo


    Nota: O cardiologista Manoel explica que a nicotina facilita a elevação da pressão arterial. Ela tem um aumento imediato - devido à vasoconstrição (estreitamento dos vasos) - logo após fumar e dificulta o controle da hipertensão em longo prazo. O médico afirma que é observada uma melhora no controle da pressão arterial em indivíduos que param de fumar.

  • Imagem de Resposta Correta

    Pergunta 8: Quando é indicado consultar-se com um médico?
    Parabéns, você acertou!

    Sua resposta: As visitas devem ser periódicas


    Nota: As pessoas precisam fazer periodicamente avaliações médicas, em especial quem tem casos na família. "Filhos de pais com hipertensão tem duas a três vezes mais chance de desenvolverem a doença e um bom acompanhamento médico pode reduzir esse risco", explica o cardiologista Abrão.

  • Imagem de Resposta Correta

    Pergunta 9: Remédios podem causar aumento da pressão?
    Parabéns, você acertou!

    Sua resposta: Sim, anti-inflamatórios e remédios para emagrecer


    Nota: Abrão Cury explica que os anti-inflamatórios, de maneira em geral, e alguns medicamentos usados em composições para emagrecer são os principais remédios que podem contribuir para a elevação da pressão arterial. Alguns vasoconstritores nasais, que desentopem o nariz, também podem elevar a pressão, especialmente em pacientes que já têm a doença. "Use remédios somente com orientação medica, já que outras fórmulas também causam aumento da pressão", recomenda o cardiologista.

    Fonte: https://yahoo.minhavida.com.br/saude/testes/15069-seu-estilo-de-vida-ajuda-a-prevenir-hipertensao-arterial/resultado