Lavar as mãos reduz em 42% casos de doenças diarreicas
17/10/2011 11:12
Fonte: Portal Uol - 15/10/2011
Lavar as mãos reduz em 42% casos de doenças diarreicas
Você sabia que lavar as mãos de forma adequada reduz em mais de 42% os casos de doenças diarreicas e em 25% infecções respiratórias? Foi por esse motivo que a instituição público-privada Partnership for Handwashing criou, em 2008, o Dia Mundial de Lavar as Mãos, comemorado neste sábado (15).
Ver em tamanho maior
Para lavar bem às mãos, o primeiro passo é espalhar o sabão. De acordo com estudo realizado pela Universidade de Michigan, não existe uma comprovação de que os sabonetes antibacterianos sejam mais eficazes na prevenção de doenças Organização Mundial de Saúde
A data foi criada para conscientizar crianças desse hábito efetivo para prevenir doenças. De acordo com a Unicef, que apoia a iniciativa, no Brasil, 14% das crianças entre quatro e 12 anos morrem de infecções respiratórias e doenças diarreicas.
A pesquisa "Hábitos de Lavagem de Mãos no Brasil", feita pelo Instituto Ibope em 2010, também alerta para a higiene das crianças. O documento mostrou que 65% das crianças observadas apresentaram coliformes fecais nas mãos.
O Dia Mundial de Lavar as Mãos tem como desafio mobilizar e conscientizar pais e filhos da importância de lavar as mãos antes das refeições e depois de ir ao banheiro. Segundo a Partnership for Handwashing, o ato de lavar as mãos com sabão salvaria mais vidas do que algumas vacinas.
O foco é nas crianças, pois, além delas sofrerem mais por não terem um sistema imunológico formado, a instituição as vê como pessoas com mais energia e entusiasmo para repassar o que é aprendido para seus pais e familiares.
Todo ano mais de 200 milhões de pessoas em mais de 100 países participam da ação. A meta é diminuir a mortalidade infantil entre crianças menores de cinco anos em até dois terços em 2015.
Fonte: Portal Uol - 15/10/2011