Dor de ouvido em adultos: inflamação da pele do canal auditivo é a principal causa

05/08/2011 11:43

Dor de ouvido em adultos: inflamação da pele do canal auditivo é a principal causa

 

Bem menos comuns, as dores de ouvido em adultos normalmente têm causas diferentes das dores em crianças.

O que causa dor de ouvido em adultos?

Bem menos comuns, as dores de ouvido em adultos normalmente têm causas diferentes das dores em crianças. Na fase adulta, a causa mais comum desse problema é a chamada otite externa: uma infecção na pele do canal auditivo do paciente. Essa infecção ocorre com mais frequência no verão, época do ano na qual as pessoas vão muito à praia e à piscina. A pele dessa região infecciona devido a algum trauma causado pela haste flexível que o paciente usa para remover a água ou a cera lá presentes. Como a pele está mais sensível, ela se infecta e inflama, dando início à dor de ouvido. Outra causa comum em adultos não está relacionada ao ouvido, e sim à articulação da mandíbula – pessoas com problema de mordida sentem uma dor referida no ouvido. Raríssimas vezes, tumores de laringe também podem apresentar dor referida nessa parte do corpo.



Como evitar esse tipo de dor?


É preciso tomar cuidado com o ouvido e não deixá-lo úmido. O ouvido deve ser seco naturalmente ou com uma toalha. Na praia e na piscina, pode-se também utilizar protetores de ouvido para impedir que a água entre.



O que fazer em caso de dor?

Com uma bolsa de água quente ou compressa quente, colocar calor no local é o ideal. Entretanto, assim que possível procure um médico Otorrinolaringologista para que ele possa fazer o diagnóstico do problema e tratar da maneira adequada.



Por que algumas pessoas sentem uma forte pressão nos ouvidos? O que fazer nessa hora?

Nós temos um canal que comunica o ouvido ao fundo do nariz e que permite que a pressão do ouvido fique igual à pressão atmosférica (presente na cavidade nasal). Quando esse canal fica parcial ou totalmente ocluído, que é o que acontece quando estamos resfriados ou temos uma rinite alérgica, por exemplo, a pressão do ouvido fica menor que a pressão atmosférica. Quando a pressão da parte externa do ouvido está diferente da parte interna (essas duas áreas são divididas pelo tímpano), começamos a sentir certa sensibilidade e temos a sensação de não escutar muito bem. Se essa diferença de pressão continuar e aumentar, o desconforto aumenta e pode evoluir para dor.



Há algum jeito de amenizar essa pressão?


Sim. Se a pessoa tem dificuldade de compensar a pressão, ela pode, por exemplo, dois dias antes de viajar de avião, começar a tomar um antialérgico ou um descongestionante. Outra dica é mascar chicletes e, ao mesmo tempo, engolir a saliva durante a subida e a descida da aeronave.


Fonte: Portal Uol-02/08/2011