Cuidado com a pele deve aumentar no verão
06/01/2012 10:09
Fonte: DCI - 05/01/2012
A Secretaria de Estado da Saúde está alertando a população sobre os cuidados necessários que a mesma deve ter com a pele durante a temporada de verão. Praia, sol e calor são as combinações perfeitas para as férias, no entanto, o verão também aumenta a preocupação com as doenças de pele.
Dados da Secretaria da Saúde apontam um aumento de 30%, entre os meses de janeiro e fevereiro, no número de consultas com dermatologistas nos ambulatórios estaduais.
O principal motivo que leva as pessoas a procurarem um médico são as queimaduras causadas pela exposição inadequada ao sol. Essas lesões são mais perigosas nos dias de calor, podendo, inclusive, evoluir para um melanoma - um tipo de câncer de pele.
"Infelizmente as pessoas ainda não tomam os cuidados adequados para se proteger do sol e acabam voltando das férias com queimaduras, algumas vezes, graves", explicou Bhertha Tamura, coordenadora do setor de dermatologia do AME Heliópolis da Secretaria de Estado da Saúde.
De acordo com a dermatologista, as pessoas devem usar constantemente o filtro solar. O uso de maneira esporádica e inadequada não é suficiente para evitar as queimaduras.
"É preciso passar várias vezes o protetor, mesmo em dias nublados. Também é preciso se proteger com roupas, chapéu e óculos de sol. Essa atenção deve ser redobrada caso a pessoa tenha a pele muito sensível, branca ou que já tenha tido algum tumor de pele", afirmou a dermatologista.
Além das queimaduras por exposição ao sol, a dermatologista alertou para as lesões por limão ou frutas cítricas, que causam bolhas e manchas escuras na pele por vários meses.
Fonte: DCI - 05/01/2012